22 de abr. de 2008

O porquê do título do blog

Portas, janelas (= windows, como bem pensou Bill Gates) representam a comunicação do interior da casa (ou do homem que nela habita) com o exterior (o quintal, a rua, o mundo). Imagine uma ambiente sem janelas... ou, ainda, com apenas uma porta... e o que isso pode representar aos seres humanos ali confinados: a ausência de alternativas para olhar e descobrir novos horizontes, apenas uma forma de entrar e sair. Por isso a cela conhecida como solitária é, para qualquer detento, o pior castigo. Não há troca, não há esperança. Só paredes. Rigidez. Conformismo.

Lembrei-me de uma das viagens que fiz às cidades históricas de Minas Gerais, quando chamou-me a atenção uma construção restaurada chamada "Casa das 15 janelas". Isso mesmo, quinze! Total transparência, invasão da luz do sol, contato permanente com a rua pavimentada por pedras assimétricas e povoada de diversidade.

O conceito 'janela' já estava escolhido como título. Surgiu, então, a inspiração através da música de autoria de Lô Borges, na voz de Flávio Venturini:

"Paisagem na Janela"
Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade e um velho sinal

Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou...

(Você não quer acreditar)
Mas isso é tão normal
(Você não quer acreditar)
E eu apenas era...

Cavaleiro marginal lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvore
Sem querer descanso bem dominical...

Cavaleiro marginal banhado em ribeirão
Conheci as torres e os cemitérios
Conheci os homens e os seus velórios
Quando olhava da janela lateral
Do quarto de dormir...


Analisando as metáforas construídas, fica claro que a partir da janela do quarto, ou seja, do lugar mais íntimo do ser humano, o mundo todo se apresenta: os homens (bons e maus) - suas crenças e suas guerras, a liberdade, o passado - a vida acontecendo!

Transpondo esta mensagem para a nossa realidade, penso que é bem isso que estamos vivendo na Sociedade da Informação. Incontáveis janelas se abrindo aos nossos olhos, o tempo todo, de maneira incessante. Sejam elas reais ou virtuais, públicas ou privadas, contaminadas pelas ideologias das classes dominantes ou não - não há como escapar!

E o que fazer para que esta nova forma de perceber o mundo possa fazer parte do cotidiano dos professores e alunos? Como usar isso em favor da educação?

Assim meu primeiro blog foi denominado "Janela Lateral" pois pensei neste espaço oferecer uma chance de discutirmos o papel do professor atual de uma perspectiva mais intimista - como uma conversa entre vizinhos, que se debruçam sobre as janelas pela manhã e conversam animadamente.

Nenhum comentário: