30 de abr. de 2008

Desafio aos docentes

Como este blog surgiu com uma tarefa da disciplina de Educação, Comunicação e Tecnologia na Educação, resolvi postar parte de um artigo de minha autoria que trata da nova postura do professor nesta que está sendo denominada a Sociedade da Informação.
Desafio aos docentes: transformarem-se em ciberprofessores?1
(...) Sabemos que muitos dos alunos que hoje chegam ao nível superior repudiam um contato aprofundado com o conhecimento clássico, a meu ver, por dois motivos:
a) A leitura destas obras lhes é de difícil entendimento devido à falta de uma educação básica de qualidade;
b) A existência dos recursos multimídia, com informações rápidas e trocadas em miúdos, é tão presente em suas vidas que eles não conseguem apropriar-se de um novo conhecimento pelas formas tradicionais.
Assim, que alternativa pedagógica resta ao professor? Apresentar os conceitos necessários ao aprendizado em forma de pop-ups? - disponibilizando aquelas janelinhas coloridas que de forma rápida e eficiente seduziriam os olhos dos alunos e pronto! Lá se foi uma teoria, um fundamento, um relato histórico?!
Pode até ser que esta técnica cibernética tivesse utilidade se o docente do ensino superior não tivesse a responsabilidade de formar um profissional na nova era – que precisa ter uma boa formação cultural e técnica, além de saber pesquisar, raciocinar, analisar, liderar e buscar soluções criativas, inteligentes e de baixo custo para as empresas ou instituições governamentais e de pesquisa.
(...) De que forma isso se daria? Revendo conceitos, discutindo suas práticas em cursos de formação de docentes, e a elas conferindo uma roupagem mais coerente com a realidade da sala de aula dos dias de hoje.

1 O prefixo ciber surgiu da palavra de origem grega cibernética, ciência que estuda os processos de controle e comunicação de sistemas complexos, e é comumente agregado a substantivos e adjetivos para designar algo relativo à internet e aos sistemas de informação.
______________________

Para saber mais:
LÉVY, P.
Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed.34, 1999.

PONTES, Aldo. A educação na sociedade da informação. In: Educação e formação de professores: reflexões e tendências atuais. São Paulo: Zouk, 2004.


Um comentário:

Rose disse...

Olá Viviane.

Muito bom o seu blog.
O nome é realmente muito sugestivo.
Dentre muitas lembranças que o nome me traz, uma delas é muito agradável, saber que ainda existe musica de qualidade.
Quanto ao tema acredito na educação, e hoje entendo que a função de ensinar a raciocinar, interpretar, ler, selecionar , a informação, não é do professor universitario, se o aluno que chega não tem essas habilidades já despertas fica muito dificil formar este profissional da nova era.

Beijos

Até mais.