"A chamada 'geração google' - que cresceu com a internet - não é tão afeita à leitura e à pesquisa quanto se imaginava. Apesar de saber mexer nos computadores sem maiores estresses, ao contrário da geração anterior, a turma pós-web vê as páginas mais do que lê e usa ferramentas de busca para tudo, sem desenvolver a análise crítica necessária para explorar melhor as fontes de informação presentes no ciberespaço." (Fonte: Jornal O Globo, Seção Info Etc, 21/01/2008.)
De acordo com um estudo realizado na Universidade College London chamado "Comportamento informativo do pesquisador do futuro", verificou-se a impaciência absoluta na busca por resultados e a intolerância quanto à informação conseguida.
O trabalho mostra ainda que isso não se restringe aos nossos plugados kids e teenagers de hoje, mas os universitários em todos os níveis, incluindo professores/pesquisadores que se utilizam desta forma de pesquisa apresentam os mesmos sintomas.
A meu ver, o que vivemos já é um sinal de que não somente a atuação do professor necessita de uma mudança de approach, mas os espaços educacionais em geral, incluindo as bibliotecas, precisam ser revistos e repensados.
No caso acima, penso que já que o tempo disponível para pesquisa e estudos rareou, as bibliotecas virtuais também precisam se modernizar e oferecer respostas mais rápidas e dinâmicas.
Espaço para discussão e apresentação de ideias que possam contribuir com a formação do professor de nível superior no Brasil, em tempos de Sociedade da Informação.
7 de mai. de 2008
A impaciência da "Geração Google"
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